natalia mallo

Três razões para continuar

Leave a comment

O evangelho segundo Jesus, rainha do céu

_2014GOSPELA_AAQ

Chego na linda capela, entrego meu ingresso e o moço me diz: agora você pode esperar lá fora, conversando com um estranho? O pedido foi feito de um jeito amoroso. Fiquei lá fora, tímida, olhando as pessoas, todas conversando umas com as outras. Então um homem grisalho veio e me disse: vamos conversar? Essa foi a primeira situação criada for Jo Clifford, dramaturga e atriz do espetáculo que veria em seguida. Na entrada da nave da igreja recebemos uma taça de vinho e uma vela. Alí esperamos, quando se ouve a voz de um velho reclamando do desconforto das cadeiras. É ela, que se levanta, vem à frente e inicia uma espécie de liturgia. Citando trechos bíblicos, dizendo amén, nos convidando a entrar na escuridão ou acender a chama de nossa humanidade, criando uma situação de grande carga espiritual, Jo Clifford nos fala de sua mudança de sexo, dos mal entendidos quanto a sua mensagem (ela é Jesus), nos conta a história do mundo. Amor, morte, o preço de estar vivo. Ela nunca é vítima, seu humor é cortante e oportuno, desequilibra nossa tendência a santificá-la. Sua honestidade é tocante. De mãos dadas e olhos fechados, no escuro, terminamos a missa em silêncio, ainda sentindo na boca o gosto de um pão delicioso, feito por ela, ao longo de sete dias de meditação.

 

Chalk About

_2014CHALKAB_6C

Um espetáculo de dança para crianças e jovens e adultos. Simples, com bastante conversa, interatividade e coreografias precisas em corpos leves e porosos. Trata da perda, sobre ser o que se é, do imaginário ilimitado da infância, da autoimagem, dos medos. Todo pincelado de melancolia, vai nos conduzindo e conquistando de mansinho, com humor e delicadeza. Um espetáculo para crianças com longos silêncios, todo em preto e branco, sem risadaria, sem grito, sem estridência. Uma joia e um exemplo.

_2014SISTES_R7

Sister

Duas irmãs, e é tudo verdade. A mais velha é uma profissional do sexo, trabalha como escort em Berlin e é atriz de filme pornô. A mais jovem é lésbica, feminista e ativista. Dividem o palco nuas, fazem pole dancing, erotizam, exibem genitálias, feridas, celullite, pelos. Contam sua história, explicam quando, como e por que faziam sexo oral em homens na adolescência, brincam, riem, cantam,  escrevem para a familia, nos mostram vídeos de sua infância juntas. Os vídeos são de uma ternura comovente. Já está tudo lá. Uma mistura de documentário, peça de teatro e ritual de cura. Nenhum sentimentalismo desnecessário, Uma calma e uma alegria. É tudo tão aberto e exposto que não choca, aproxima. Emocionante o amor fraternal, a cumplicidade em cena e a maneira de tornar um ambiente que poderia ser visto como sórdido em algo acolhedor onde qualquer um é bem vindo, nada é feio alí, é tudo verdade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Author: Natalia Mallo

Artist, curator and entrepreneur.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s